sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sociedade e cultura



SOCIEDADE E CULTURA


A temática enunciada no título envolve conceitos que, embora se relacionem, são completamente distintos. E isso já é um primeiro problema: trata-se de ver a sociedade e a cultura a partir da ótica da sociologia, da antropologia ou da filosofia? Trata-se de frisar que a sociologia, ou a filosofia, têm uma palavra a respeito da sociedade e outra sobre a cultura? É a sociedade que produz a cultura ou a sociedade já é

uma manifestação cultural?

Entretanto, justamente por que o tema exige maior reflexão é que não vamos nos furtar aos nossos comentários e, justamente por isso, queremos propor a reflexão, não para falar de sociologia, mas para entender a relação da sociedade com a cultura. E para isso nos utilizaremos tanto de critérios sociológicos como filosóficos.


O ser humano é diferente.


O ser humano é dotado de uma capacidade criadora e recriadora que lhe permite não só manipular o mundo, mas, principalmente recriar o mundo. Diferentemente do animal que possui apenas uma inteligência concreta o ser humano desenvolve e se desenvolve a partir de uma inteligência abstrata. Graças a ela o ser humano reproduz experiências, inventa novas utilizações para os mesmos objetos. Cria as técnicas e as capacidades de reaproveitar e recriar suas ações e produções. E com tudo isso transforma o mundo e se transforma com o mundo. Por tudo isso o ser humano se renova, constantemente; é outro a cada instante.
As ações do ser humano são temporais. Isso implica dizer que as ações humanas são históricas, pois mesmo morrendo um homem, suas experiências e suas realizações permanecem e podem ser reaproveitadas, recriadas, reformuladas por outros homens. Mesmo os que não são seus descendentes podem utilizar seus saberes. O ser humano, portanto, consegue visualizar o fato, as realizações e as produções num antes, no agora e num depois.


O mundo humano, portanto, que não existe independentemente do ser humano, é um mundo de significados e como tal precisa ser, ao mesmo tempo recriado, ressiginificado e transmitido. O mundo humano só existe enquanto existe o ser humano e por isso ele é constantemente recriado, como cultura e como valores a serem transmitidos às novas gerações. Por isso o ser humano dá tanta importância à educação, pois ela é um dos principais meios de recriação do mundo: recria a sociedade e a cultura






Nenhum comentário:

Postar um comentário